21.04.2019

EMPREENDER – a história real

Meus amores, vamos lá desde o comecinho. Todo mundo sabe, e já falamos algumas vezes – inclusive aqui – sobre o começo do EO, nossa trajetória profissional e como chegamos no site – e bla, bla bla que vocês já estão sabendo que a gente sabe. rs!

E hoje o papo é outro. Queremos contar um pouco aqui da aventura, e as desventuras da vida home office, de empreender, como é pra gente.

Vi várixs friends compartilhando esse post, e acabei me pegando bem reflexiva – primeiro porque de fora parece bem easy. e realmente pode parecer que escolher o caminho do EO foi o caminho obvio nas nossas lifes. Então estamos aqui pra contar um pouquinho dessa real pra vcs.

É FÁCIL?

Sim e não. Sim, é fácil fazer algo que a gente ama, com essa entrega. É mais fácil tendo uma dupla, ajuda em tudo, principalmente na parte da disciplina de job e tal. É fácil se olhar por este lado. E também é difícil. Difícil largar a estabilidade de uma carreira CLT com benefícios mil, com 13° e férias pra se aventurar no que muitos acreditam que é um sonho, ou um passatempo. Difícil as vezes não ter hora pra começar, ou pra terminar – fazer o próprio horário é uma dadiva, e as vezes bem complexo também. A gente acerta, erra, vai descobrindo nosso ‘ponto certo’, como que as coisas funcionam, nosso formato.

“MILIUMA” DÚVIDAS

A real é que não temos uma resposta concreta pra nada sobre empreender ainda, mas temos uma certeza: QUEREMOS FAZER ESSE EXTRAORDINÁRIAS AQUI (sim, esse mesmo que vc tá lendo) SER O NOSSO COMETA – e definimos como cometa aquilo que nos tira do chão, que nos leva longe, que realiza nosso sonho – como já tem sido, inclusive. Ai lançamos aquele box de perguntas no site, pra ver até mesmo o que vocês querem saber, quais são as duvidas… Vamos lançar aqui as principais, e contar um pouquinho desse processo:


PLANEJAMENTO: COMO COMEÇAR A DESENVOLVER O PROJETO.

Pois é, entre tirar o projeto do papel, e começar a divulgação, levamos 3 meses e mais 2 meses pra ele de fato ir ao ar.
Desde o começo:
> Havia uma ideia base, que era um projeto da Ana, que ao compartilhar com a Camila, teve que ser adaptado pra ter a carinha das duas. Neste começo nos reuníamos oficialmente as terças, mas nos demais dias trocávamos muitas ideias, inspirações também. Montamos nosso plano de negocio, canva, e tudo que poderíamos antecipar pra visualizar quais seriam nossas facilidades, e nossas dificuldades – porque tem coisas que já dão pra serem previstas, e outras que vão nos surpreender no caminho – planejar e visualizar o máximo de obstáculos e oportunidades antes de começar o show, facilita muito a vida.
> Com o projeto estruturado, fomos atras de fornecedores – identidade visual, e desenvolvimento web. Outra dica importantíssima: tenha bons fornecedores, não é a hora de economizar – nem esbanjar, obvio – mas tenha certeza que tem na sua equipe as pessoas mais eficientes – isso facilita demais. Pra ambos serviços, tivemos anjos que fizeram mais do que imaginávamos, real, a Ana chorou ao ver o projeto tomando carinha.
> Tudo pronto: planejamento again. Monta aquele cronograminha maneiro, segura a ansiedade, que isso vai te ajudar demais também. Ai começamos os teasers, já que entramos com o insta, antes do site ir ao ar, começamos a seguir uma galera, a divulgar, e antes do site ir ao ar possuíamos cerca de 500 seguidores que basicamente eram 500 pessoas que já sabiam da existência do projeto, e estavam acompanhando aquilo de alguma forma. Foi assim até o site ir pro ar, e segue assim a vida – toda segunda montamos o planejamento da semana do próprio site, distribuímos as tarefas, porque ao longo da semana vem chegando novas demandas, projetos dos clientes, propostas, então temos que ter o que é do site já separado pra que ele não seja consumido pelas demais demandas…

É NECESSÁRIA MTA $$?

Cara, somos total da crença de quem quer, dá um jeito. Gente, em tempos de google, tudo tem se tornado mais fácil. Mas não sejamos tolos, temos que investir alguma grana sim, no nosso caso por exemplo, domínio e hospedagem do site, programação, identidade visual! Mas outra coisa que carregávamos nas costas era o peso de já trabalhar com comunicação, e sentimos que as pessoas esperavam algo maior de nós, algo já bem profissional mesmo. Acho que o principal, é querer. Tem força de vontade, não tem medo de trabalho? Se for assim, a grana é de fato um obstáculo, mas não define sua trajetória. Não mesmo.
Aliás, aproveitamos o espaço pra dizer que não tem hora perfeita, não tem formato perfeito, e nem sorte. Não adianta querer subir de elevador e começar a vida ganhando rios de dinheiro. Não acho que ngm levanta a porta de um dia pra noite e já tem fila de clientes. É subir degrau por degrau, é ir conquistando um a um, cada espacinho importa demais. Vai na fé, vai dando o seu melhor, trabalhe, corra atras, e a coisa vai acontecer. Vai mesmo, a gente promete.

O PULO DO GATO

Nos perguntaram isso e fiquei realmente ali, olhando e pensando qual é o grande pulão. Primeiro, é aquilo de correr atras que disse no paragrafo acima. Segundo e não menos importante: olhe pra cada PESSOA ao seu redor. Não são clientes, não são seguidores, não são empresas: SÃO PESSOAS. E isso faz com que “a coisa” aconteça – ser humano, ser do bem, pode parecer papo good vibes, mas não é. Vivemos uma era de tantas regras e imposições, de ser A ou B, que agora as pessoas querem mostrar suas individualidades, e você sabendo ler cada uma delas, consegue trazer ela mais pra perto da sua empresa – independente do seu produto.

Tem um projeto? Tira do papel.
Vai sem medo, faz e acontece. Corre atras.
E se nós pudermos ajudar, só falar.
Beijos
Anila

Veja mais